quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

RECREIO


Uma das grandes verdades universais é, sem dúvida, que o melhor do mundo são as crianças.
Fui, durante quase 20  anos educadora de infância, acho que conheço bem as crianças e a sua fantástica sabedoria. Elas são uns verdadeiros barómetros de emoções.
Mas ia aqui falar sobre os recreios... Ontem fui buscar a filha de uma amiga à escola. Identifiquei-me, disse quem ia buscar e ouço: “Onde anda o 3ºE?" e a resposta do outro lado: "são os que estão de castigo"… Dirigi-me ao recreio procurei a Leonor e lá estava ela e mais 20, sentados  no chão de pernas à chinês, num canto do recreio, com ar triste,  a ver os outros brincar…Nem perguntei à Leonor a razão de tão vil castigo pois NADA justifica o mesmo.
Os miúdos gostam da escola? Quando perguntarem ao vosso filho, neto ou sobrinho do que gostou mais na escola, em 90% dos casos ele vai-lhe responder: “do recreio”. Não será o recreio o mais importante do dia ? No recreio relaxam, interagem livremente com os amigos… além de fazerem o mais importante: brincar.
É frequente encontrarmos crianças que não sabem iniciar ou manter brincadeiras: isso acontece  porque cresceram sem brincar.
Partimos do princípio de que as crianças sabem brincar, mas as habilidades para tornar uma brincadeira possível não são capacidades inatas, mas apreendidas e treinadas através das vivências nos recreios. São nestes contextos que aprendem a fazer novas amizades, a resolver conflitos rapidamente, a criar alternativas criativas para manter a brincadeira, a saber escolher equipas, amigos e a respeitar as regras do jogo.
As escolas portuguesas não têm o recreio organizado, nem planeado e muitas vezes  é mal vigiado.
Procurei numa revista de educação Americana algo sobre os benefícios de brincar e enumero alguns:
1- funciona como uma válvula de escape, gerando bem-estar emocional;
2- a exposição ao ar livre e ao sol estimula a glândula pineal, o que ajuda na sensação de bem-estar;

3- pequenos períodos de explosão de energia ao brincar contribuem para um estilo de vida mais saudável;
4 - para muitas crianças o recreio é o único momento do dia para socializar com outras crianças…
Por tudo isso, recreio é tempo de desenvolvimento e de vida.
As experiências vividas no recreio marcam profundamente o desenvolvimento de uma criança e desenham o futuro de sua vida adulta.
Punir com  “não vais ao recreio”, faz sentido ?