segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

RECOMEÇOS





No meu mundo, nas pessoas que me rodeiam, nos meus amigos e conhecidos há muita gente a recomeçar. Pessoas entre os 45 e os 55 recomeçam relações com muita facilidade. "Recomeço" e "recomeçar" têm sido as palavras de ordem.
Os casamentos acabam e as pessoas recomeçam uma nova vida com outras, sempre com a justificação que já não têm tempo a perder, ou recomeçam simplesmente a aprender a viver sozinhas. Nada contra, só o facto de se recomeçar TANTO. Por exemplo, o Manuel em 2 anos já recomeçou 4 vezes!! Repito que não tenho nada contra mas, penso eu (nem sei se devo pensar), que é um exagero recomeçar tanta vez:: mudar de casa, mudar de hábitos, mudar de amigos, mudar de cheiros...
Estou a ser, com certeza, quadrada demais apesar de não me achar bota de elástico...Agora as relações são sempre de mala de viagem na mão. Estamos muito americanizados :)
A semana passada fui ao aniversário da filha de uns amigos e falavamos da Isabel. "Onde anda?", `"há tanto tempo que não a vemos?", até que alguém disse que a Isabel agora vivia com o Pedro. "O Pedro? Quem é esse?  Mas no verão ela não estava a viver com o João? "... É que agora "viver com" é tao natural como "namorar com". Conhecem-se e vão logo viver juntos porque "já não são nenhuns miúdos".. Não são mesmo, mas a verdade é que se comportam como miúdos e rodam de casa em casa como quem muda de camisa...
Realmente o que é que eu tenho a ver com isso quando o que interessa é a felicidade do momento? Não é lugar comum ( agora) dizer "um dia de cada vez intensamente"?
Mas e os filhos ? Que modelo tão moderno estamos a transmitir aos nossos filhos? Quem anda nestes recomeços tem filhos. Os filhos mudam de casa, de "tio" e de "tia" com muita leviandade. Com este modelo, que adultos virão a ser ? Se calhar é melhor acabar aqui pois já me apedrejaram mil vezes.
Não sou Santa. Já recomecei há uns anos e pensei sempre na minha filha. Sou  fã do "NAMORAR". Só me mudei depois de estar "farta" de namorar com o meu segundo marido. Conheci-o mas não fui viver com ele. Eu nem queria. Se tinha saído de uma relação só precisava de namorar, não de viver com...Adorava ter saudades dele, adorava quando me telefonava ao fim do dia, adorava quando conseguíamos ao fim de semana dormir juntos, adorava não ter obrigações com ele, adorava quando fazíamos projetos, adorava a complicação de umas férias a dois ( pois nem sempre era possível) por haver filhos.
E fico-me por aqui.
Bons recomeços.

2 comentários:

  1. Etapas, mudanças, novos caminhos,...podem ser sensações positivas, mesmo que forçadas ou inesperadas. Tenho para mim que, em momentos destes, muitas decisões são tomadas com pressa, pressão e muito medo de se ficar sozinho, ou seja, decisões condicionadas e tomadas assentes em pressupostos errados.
    A realidade, é que só se é completamente livre quando se pode escolher e só escolhemos em liberdade quando não temos medo.
    Nem sempre é preciso recomeçar (às vezes, é só mais um passo...) e, principalmente, não tem de se recomeçar ao lado de alguém. Basta olhar em frente.
    Mas se escolhermos ficar ao lado de alguém, que se essa seja uma escolha do coração.

    ResponderEliminar
  2. Exatamente. Só somos livres quando podemos escolher... Gosto da frase GLM. Obrigada.

    ResponderEliminar