sexta-feira, 10 de março de 2017

VIVER




Passamos o tempo a dizer que vivemos. Sim,  vivemos porque respiramos, porque nos locomovemos, mas passamos pela vida. Viver é gozar, rir, despreocupar. A maior parte de nós existe, não vive.
Eu, por exemplo: trabalho durante o dia, sou motorista a meio da tarde, sou empregada à noite e depois das 22h é que vivo. E, como eu há tanta gente assim. Corremos ao lado da vida sem a vivermos.
Olho para os meus cinquenta e tal anos e penso que já não há tempo: os projetos são a curto prazo e a vida que era eterna passou a ser efémera.
Hoje, quando acordei, disse ao meu marido: -Vamos fugir: vamos até Cascais almoçar! - olhou para mim como se eu tivesse enlouquecido e disse: - Até logo!
E assim passa a vida. A correr.
Anteontem fui almoçar à praia. Tenho o privilégio de morar a 5 minutos do sítio que melhor me faz. Mas fui só almoçar, depois tive de correr para a vida... não, fui a correr para o outro lado da vida! Decidi escrever estas linhas porque ontem me diziam: "tem é que se viver intensamente o dia", este cliché que me irrita solenemente e que parece que se não nos lembrarmos todos os dias de o dizer, o dia já não é vivido intensamente. E, quem mais se agarra ao viver o dia intensamente são os que menos o vivem. Na minha hora de motorista gosto de observar as pessoas: andam tristes, carregadas de desilusões, de doenças, de falta de dinheiro e de amor. Os olhos assentes no chão, o olhar perdido no vazio, doentes de vida triste. Uma pena!
Não é dar graças a Deus por este dia, é sim,  dar graças a seja quem for por me deixar VIVER bocados do meu dia.
 

1 comentário:

  1. Plenamente de acordo.
    Tentei viver a vida a rir , a sorrir, com a alegria dos meninos, com as companheiras de caminhada, uns dias com mais dificuldade outros mais facilmente.
    Mais tarde agarrei a vida com mais calma. Sinto- me feliz por me ter realizado,agora estou a usufruir e a saborear os resultados dessa vida vivida.
    Minha vida fiz!
    70 anos e quero continuar a sorrir, a viver, embora saiba que agora o prazo seja mais curto.
    O que dizer ?
    O que se sente ,não se vê, não se escreve, não se lê... SENTE-SE.
    Beijinho NiNi ,mas eu gosto de te ler.

    ResponderEliminar