quarta-feira, 15 de março de 2017

DIETA


"A dieta começa sempre amanhã" é o que se diz...
Dieta (para emagrecer) é um conceito dos anos 90. Antes dos anos 90 não existiam "Tallons", nem "Humbertos Barbosas", nem "Póvoas". 
Não percebo nada de dietas, nem tenho pretensão a isso mas tenho opinião.
Acho que sermos gordos ou magros depende sempre do nosso metabolismo. Claro que salvaguardamos as pessoas que têm doenças  (tornam-se aqui exceção).
Quando era miúda dizia, que se alguma vez tivesse de fazer dieta, passaria a ser gorda pois comer dá prazer. A partir de uma certa idade é bom estar à mesa rodeado de amigos a petiscar.
Já fui a vários nutricionistas e, basicamente, é sempre a mesma coisa: comer de 2 em 2 horas, retirar hidratos. E, se não resultar, não jantar. Antes de dormir, tomar uma tisana (é o que recomendam). Uma tisana?... até comemos os lençóis. E quem está rodeada filhos de adolescentes que ao jantar comem este mundo e o outro e nós, em dieta, olhamos para eles e salivamos qual cão de Pavlov...
É duro. É duro quando vivemos numa família de magros,  fazer dieta.
Esta semana li um artigo de uma médica nutricionista com doutoramento em distúrbios alimentares que falava do erro em fazer dietas. Dizia mesmo: "perdemos 10 kg a fazer uma dieta e ganhamos em média quase o dobro quando paramos". É verdade. Quase toda a gente que me rodeia já se "meteu" em dietas e a verdade é que emagrecem, mas sofrem. Depois ganham imenso peso quando a dieta deixa de ter sentido. Essa médica conclui que devemos comer tudo porque o nosso organismo está habituado a comer de tudo. Deixar de comer ou exagerar num grupo de alimentos pode ser bastante prejudicial. Mas também salvaguarda que se deve comer moderadamente, sendo esse o segredo.
Ontem, na aula de ginástica, uma senhora dizia na brincadeira: " - Tenho de deixar de fazer ginástica pois estou mais gorda " e todas nos rimos pois, essa senhora, adora meter-se na pastelaria da frente, a seguir à aula. A professora disse que "fechar a boca" tonifica e fazer 1h de exercício por dia emagrece. 
Acredito! Acredito mesmo que não vale a pena o sacrifício de irmos para a cama com fome. Fazer bastante exercício físico ( mas daquele em que transpiramos) e comer moderadamente é o suficiente.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário