segunda-feira, 13 de março de 2017

TERESA




Os meus pais vieram viver para a Margem Sul e construíram a nossa casa. Depois nasci eu e o meu irmão. Crescemos. Tínhamos de ir para a escola. Aqui não havia escola, só em Almada que fica a dez minutos de casa,  mas que, nos anos 60,  ficava a uma hora. Ainda estivemos uns meses num colégio em Almada mas depois abriu outro mais perto: o Externato Campo de Flores.
Entrei neste colégio, que este ano faz 50 anos, no dia da sua abertura. Lembro-me de estar num espaço enorme, a chamada "sala redonda", onde eu e mais 70 crianças, aguardavam a chamada para se dirigirem às respetivas salas. A medo, entrei para onde me indicaram e vi a Teresa: a minha professora, a minha primeira professora. Era magra, usava cabelo curto, saia de quadrados pelo joelho e sabrinas. Não gostei dela porque começou logo a mandar. Leu-nos uma história e pediu para dizermos se tínhamos gostado. No fim do dia, depois de muita interação e brincadeira,  já estava no meu coração. É verdade, sou uma privilegiada por ainda hoje, cinquenta anos depois, nos continuarmos a dar. Quando casei disse-lhe e, ela achou muita graça: "- vais casar com o Zé Manel? o meu Zé Manel? nem acredito!!" É que o "Zé Manel" também foi seu aluno. Sempre que falamos cá em casa da Teresa partilhamos memórias conjuntas da sua personalidade, dos seus afetos, das suas "manias" e simpatias.
A Teresa de hoje é super dinâmica. Vive em Mira e todos os anos prometo que a vou visitar...não fui ainda. Agora anda muito entusiasmada a recolher nomes, emails, telefones de todos nós, para a festa dos 50 anos do Colégio.  É "pró" em informática dominando o facebook, o instagram e, quiçá o twitter. Borda, passeia, trata do seu jardim, ainda trata de nós e vive a vida.
Quando fiz 50 anos recebi um presente muito importante: foi-me entregue pelo carteiro. Era um livro. Um livro de pedagogia com uma dedicatória à "minha professora"... Fui eu que dei à Teresa enquanto sua aluna e, recebi-o de volta com uma dedicatória da Teresa por baixo da minha.
Há melhor coisa na vida do que isto?

3 comentários:

  1. Lindo Nini! Adorei ler isto! Como me fez recordar outros tempos e pessoas que não vejo há muito. A Teresa não foi minha professora, mas também conheci-a no colégio e foi muito bom voltar a reencontrá-la e voltarmos a falar de vez em quando no Face. Ela era e continua a ser uma querida.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada minha querida Nini. Vou dar-te resposta na minha página(aqui não cabe)
    Fui uma felizarda em ter meninos como tu ,o Ju,o Zé e tantos tantos . Hoje estamos longe mas perto. Beijinhos para os 3.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito! Deixaste-me com lágrimas nos olhis, aliás como sempre!Linda dedicatória! Beijinhos grandes!��������

    ResponderEliminar