quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

J

Gosto do meu irmão. Gosto dele não só porque é meu irmão mas porque se o conhecesse noutras circunstâncias tenho a certeza que gostaria na mesma. É daquelas pessoas que nos faz rir, que tem sempre uma "história" de vida para contar e é um adulto íntegro.
 É mais novo um ano e meio e toda a vida senti ciúmes dele. Mas gosto muito dele, a sério. Sentia ciúmes porque gostavam sempre mais dele do que de mim. Tínhamos o mesmo grupo de amigos na infância e depois na adolescência. Eu era sempre conhecida como a irmã do J. E cresci na sombra do J. A minha mãe era apaixonada por ele (ainda é) pois o miúdo encantava. Eu, em contrapartida era a chorona, a mimada... Resumindo: sem ponta de piada. Mas sempre nos protegemos. Eu chorava todos os dias para ir para a escola (e na escola também) e lá ia o J consolar-me. Ai de quem me chamasse "mariquinhas" ou outra palavra ofensiva. Lá estava o meu irmão de punho em riste sempre a defender-me. Mas o J saiu da minha vida e foi para um colégio interno. Basicamente via-o aos fins de semana. A minha mãe chorava toda a semana a ausência do "menino" e eu irritava-me vê-la assim e passei a achar que o J era a causa da infelicidade da minha mãe. Ao fim de semana comíamos os pratos e sobremesas preferidas do "menino" e o "menino" tinha sempre razão (além da graça). Passei a "odiá-lo". Ansiava as segundas feiras e odiava as sextas... Mas só consegui manter o "ódio" durante um ano letivo! Depois rendi-me ao que de bom ele me trazia do seu novo mundo, das histórias que contava, das piratarias que fazia...
À medida que crescíamos, adolescentes e já adultos, cada vez saímos mais juntos. Eu quase nunca gostava das namoradas dele mas ele gostava dos meus namorados. Aconselhava-me, ensinava-me. Até que a vida me separou para um casamento e a ele para outro. Não nos separou afetivamente só geograficamente. Os nossos laços são tão grandes que eu voltei a casar e logo com o seu melhor amigo: coisas da vida!!! E a riqueza que a vida tem se tivermos irmãos para a partilhar...