quarta-feira, 3 de maio de 2017

ÀS "GUGUS"...

Como sabem sou professora de Educação Especial. Este ano estou a trabalhar com crianças autistas numa unidade de ensino estruturado. Apesar de emocionalmente intenso este trabalho, sempre que observamos evoluções nestas crianças sentimos uma alegria imensa.
O autismo é uma perturbação ou transtorno que se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com autismo partilhem essas dificuldades, o seu estado afeta-as com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos ou podem ser mais subtis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
Ao autismo pode estar associada  deficit cognitivo, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física e podem apresentar outras condições como deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão. Algumas pessoas com autismo podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.O autismo é uma condição permanente: a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.
Estas pessoas, que merecem o nosso maior respeito e carinho, durante o seu percurso académico, estão nas escolas onde se faz a sua inclusão tanto em sala de aula como nas atividades com as outras crianças/jovens. Desde 2008 que foram criados espaços, em escolas de referência, onde estes alunos têm apoio. Consoante o seu perfil assim estão mais ou menos tempo em sala de aula e os outros tempos na tal unidade onde me encontro  (assim como centenas de outros colegas por este país fora).
Hoje queria aqui deixar a minha admiração e apreço a todas as assistentes operacionais que trabalham connosco. Elas são o grande pilar destes espaços. Conhecem-nos melhor do que qualquer outro, ajudam-nos, acarinham-nos. dão recados, falam com os pais, opinam de forma isenta ( muitas vezes vêm coisas que nós não vemos), estão sempre presentes e prontas para ajudar. Muitas vezes são até as nossas psicólogas.  A minha é isto tudo e muito mais. É o meu braço, perna, pé direito. Tenho muita sorte.
A todas as GUGUS deste país o meu bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário