segunda-feira, 8 de maio de 2017

UNTITLED

E porque hoje é dia 8, a Maria deu-me este texto que tenho o privilégio de o deixar aqui no blog.
 
"Comecei a ler uma tese de doutoramento sobre inovação, liderança e criatividade. Serão estes os ingredientes existenciais mais procurados no futuro, constatam.   
Enquanto isto, tento manter o mesmo ritmo intenso de abordagem a quatro projetos que estou a desenvolver. Ao mesmo tempo a minha filha pergunta-me porque, no seu manual de história,  está escrito que Salazar foi um ditador  entre aspas e isto no preciso momento em que o nosso cão labrador resolve mudar a sua cama de sítio, fazendo-se ouvir além portas, afinal a proximidade ainda é tudo, ou muito desse tudo. Eles sabem-no.
Depois, respiro fundo e percebo que sou feliz assim: entre palavras, projetos e afetos genuínos.
Ontem foi o dia da mãe e o Facebook e o Instagram encheram-se de fotos e comentários de acordo. Está bem, creio. 
E eu lembrei-me o dia todo das Madres de La Plaza de Mayo, um movimento que começou com uma mulher, Azucena Villaflor que a 30 de abril de 1977 acompanhada de doze outras mulheres denunciaram o envolvimento do regime ditatorial no desaparecimento dos seus filhos. 
Hoje ainda por lá andam. São avós, são mães e criaram uma ONG. E eu adoro-as.
É isto, só pode ser isto que se comemora no dia da mãe: a nossa coragem perante os desafios. Perante as dúvidas, perante a dor e o medo. Também a nossa entrega por cima dessa dor. 
Há pouco tempo lidei com uma situação de bullying sobre a minha filha. Inqualificável a atitude de violação do espaço emocional, foi no entanto em colaboração com ela que decidimos dar uma resposta criativa, desenvolvendo em parceria um projeto anti-bullying que será uma plataforma virtual, não só com informação necessária, bem como revelará outras abordagens inovadoras. 
Mais do que o sucesso e a necessidade do projeto, é este dar mãos e encostar de almas que me faz mãe. Ensinar a minha filha a ser arquiteta das suas necessidades quando o resto do seu mundo falha na capacidades de resposta, construindo pontes em vez de  muros... deixa-me antever  um bom futuro...
Mudar, mudar até de defeitos é para mim essencial. 
Por isso este texto é para todas as mães e todos os pais que são mães e todas as pessoas que são assim como mães. 
Ah, obviamente que também me lembrei da minha mãe e da minha avó, mas isso vai ficar comigo desta vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário