sexta-feira, 21 de abril de 2017

ORGANIZAÇÃO

Deixo hoje aqui um elogio ao meu marido. Ao longo destes anos de partilha e de vida ensinou-me o que é organização. E, como ele diz, só os preguiçosos são organizados pois, ser desorganizado dá muito trabalho.
Nestas semanas de obras foi sempre ele que orientou o que era hoje, agora, amanhã para fazer e tudo se fez com método.
Antes de o conhecer não tinha noção de que não era organizada. Também a vida corria de outra forma. Mas, concluo que se formos organizados temos tempo para tudo.
Alguns exemplos práticos da nossa vida (somos 4 e estamos sempre em família):
- Faço ementas semanais ( só no domingo à noite é que penso na semana toda o que vai evitar chegar a casa ao fim do dia e não saber o que fazer para o jantar );
- Faço jantar a contar com 5 para emergências (um filho afinal almoça no outro dia... eu vou a casa ..);
- As compras de supermercado são semanais tendo em conta a ementa (esta dica dá para poupar também);
- Divisão de tarefas ( cada um tem as suas tarefas e o trabalho é partilhado: tirar loiça da máquina, pôr a mesa, fazer as camas, despejar o lixo...) ;
- A roupa suja está dividida em duas tulhas: uma de roupa clara, outra de roupa escura. Assim pode ser qualquer um a colocar a roupa na máquina sem "perigo";
- Quem desarruma, arruma o que desarrumou;
- Mochilas, roupas, casacos tudo organizado de véspera;
- Telemóveis, computadores e afins são carregados durante a noite para não "ficarem sem bateria" durante o dia nem andarem com carregadores atrás;
- Se amanhã tenho de ir ao dentista e hoje ao supermercado junto tudo num único dia: poupo tempo e dinheiro;
- A partir das 22h deixo de "ser mãe".  É o meu tempo.
Mas a minha casa não tem tudo arrumadinho: longe disso. É uma casa com vida, com cantos desarrumados, com gavetas desorganizadas.  Nunca deixei de sair porque tinha de arrumar isto ou fazer a limpeza aquilo.
Fica a dica e votos de bom fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário