sábado, 8 de julho de 2017

IT`S A BIG, BIG WORLD...

Mais um texto "top" da Maria:
 
"Este será o verão mais inteiro e disponível dos meus últimos tempos. Não tenho dúvidas. E como é que  eu sei isto? Sentindo-o. Muito do que sabemos funda-se no que sentimos, o resto é obra dos livros. 
 Para trás, porque a minha vida se organiza cronologicamente por anos letivos, fica um ano duro do ponto de vista emocional.
 Este ano aprendi, dizia eu, a construir novas fronteiras e a fazer muros mais altos afastando narcisistas e manipuladores. A tolerância deve ser bem aplicada. E talvez a tenha usado em demasia.
 Aprendi também  o perigo de estar perto de pessoas que fazem Gaslighting provocando dissonâncias cognitivas. Nada disto é para brincadeiras.  E que foi por isso que fiquei reativa e alérgica a qualquer forma de abuso verbal, mesmo que me tenham dito repetidas vezes que há contextos de discussão em que é legitimo ser-se " cabra, ordinária, puta, miserável, sopeira e burra de m####" entre outras coisas mais chocantes e malignas. 
Que receber emails ofensivos, sucessivas cartas registadas  pedir o que já se levou e mensagens abusivas, não é amor. Que não somos fracas nem desistentes porque não ficamos com narcisistas abusadores. Somos inteiras porque saímos. A coragem de perceber que o sonho é pesadelo é intensa.
Que estas pessoas tentam sempre virar o foco. 
Que o argumento, do tempo que se passou ali com essa pessoa desmontaria toda a lógica das queixas, virando de sentido a vergonha e retirando assim a nódoa ao agressor, não é válido. Estou em condições de explicar que nunca se fica com homens assim. 
Fica-se ou vai-se estando com a ilusão de que aquela pessoa tomará consciência, algures. 
Quem ama cuida. E cuidar não é vandalizar nem abusar emocionalmente. Ponto.  Que não, não sou vítima de um perverso narcisista, porque ser vitima significaria ter ficado ali, nele a esconder a tristeza e o abuso, numa vandalização sem limites. E eu não fiquei. Saí. 
 Que muitos livros depois, muitos jantares maravilhosos e muita gente nova, bonita de alma e coração, depois, eu estou livre. Talvez só quem tenha vivido uma relação abusiva entenda o sentido desta liberdade. Será qualquer coisa parecida com inaugurar uma nova democracia, mas funcional.
 E agora?
E agora estou leve e feliz e quero contar-vos que de cada dor nasceu um projeto. De cada traição surgiu uma história e aconteceu um livro lido, :) .Sinto-me uma biblioteca por isso.. :) . Que cada abuso trouxe um poder enorme de regeneração.
  Hoje o texto fica assim, mais simples, sem filtros e com menos encanto. 
E antes de terminar quero dizer-vos que entendo que a miséria humana deve ser olhada como uma miséria de valores e que por vezes o melhor a fazer é deixar cada um desses abusadores e manipuladores consigo próprios, eles são os seus infernos.
 Que a vida que se segue é sempre melhor e mais bonita, porque este ainda é um Big, Big world with Big, Big hearts. 
Boas férias:   https://youtu.be/IwBNY2xqSX8 "

Sem comentários:

Enviar um comentário